terça-feira, fevereiro 14, 2006

Nem só de pão vive este homem.

O Evangelho de hoje vai direito ao meu coração. Para ajudar à espada da dois gumes da Palavra, a minha mulher mandou-ma em formato e-mail, como que a sublinhar a sua importância para a nossa vida. Dou comigo a deslumbrar-me pela imensidão do diálogo entre Jesus e os discípulos e, sem grande dificuldade, revejo-me no mesmo barco. Sim, como eles ainda sou um cego de estômago grande. Como é possível não ver que Ele tem estado presente em toda a minha vida? tenho de tomar mais cuidado com os fermentos deste mundo.


Mc 8,14-21.
"Os discípulos tinham-se esquecido de levar pães e só traziam um pão no barco. Jesus começou a avisá-los, dizendo: «Olhai: tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.» E eles discorriam entre si: «Não temos pão.» Mas Ele, percebendo-o, disse: «Porque estais a discorrer que não tendes pão? Ainda não entendestes nem compreendestes? Tendes o vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? E não vos lembrais de quantos cestos cheios de pedaços recolhestes, quando parti os cinco pães para aqueles cinco mil?» Responderam: «Doze.» «E quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de bocados recolhestes?» Responderam: «Sete.» Disse-lhes então: «Ainda não compreendeis?»