quarta-feira, setembro 29, 2004

Os Anjos do Senhor

Hoje a Igreja celebra os Arcanjos S. Gabriel, S. Rafael e S. Miguel.

Na Páscoa passada o meu filho Sebastião foi baptizado. Nessa altura, escolhi o Arcanjo S. Gabriel para seu padrinho. Hoje, reafirmo esta "minha" escolha.
Não sei muito bem se a existência dos Anjos é "real" ou se, pelo contrário, é fruto de um "processo cultural" de representação e figuração das manifestações de Deus ao longo da História (dos Homens e da Igreja). Haveria, com certeza, muito a dizer sobre estes seres (ou representações) mas na verdadade,tudo "isso", e apesar do enorme interesse do tema, perde importância e peso face ao sentido que o baptismo do Sebastião tem para a minha vida e para a dele. Nesta Páscoa senti que Deus me chamava a deixar nas sua mãos a vida do meu Sebastião. A confiar na sua fortaleza. E quem melhor que a "Fortaleza de Deus" para estar com o meu filho?



«Bendizei o Senhor, todos os seus anjos, poderosos executores das suas ordens» (Sl 102, 20)
Que existem Anjos, muitas páginas da Escritura o atestam. Deveis saber que a palavra “Anjo” designa uma função, não uma natureza: ser mensageiros. Os que transmitem mensagens de maior transcendência chamam-se “Arcanjos”. Esta é a razão pela qual o Arcanjo Gabriel foi enviado à Virgem Maria; de facto, era justo que para esta missão fosse enviado um Anjo superior, porque vinha anunciar a maior de todas as mensagens.De igual modo, quando se trata de realizar algum mistério que exige um poder especial, verifica-se que é Miguel o enviado. De facto, a sua acção e o seu nome, que quer dizer “Quem como Deus?”, dão a entender aos homens que ninguém pode fazer o que só a Deus pertence realizar. Por isso, aquele antigo inimigo, que na sua soberba pretendeu ser semelhante a Deus, dizendo: “Subirei até ao céu, levantarei o meu trono acima dos astros e serei semelhante ao Altíssimo” (Is 14,13), será abandonado a si mesmo no fim do mundo e condenado ao extremo suplício. É este que S. João no Apocalipse nos apresenta a combater contra o Arcanjo Miguel: “Travou-se um combate no Céu contra o Arcanjo Miguel” (12,7).À Virgem Maria foi enviado Gabriel, que significa “Fortaleza de Deus”, porque veio anunciar aquele que, apesar da sua aparência humilde, havia de triunfar sobre os poderes superiores. Convinha, de facto, ser anunciado pela “Fortaleza de Deus” Aquele que vinha ao mundo como Senhor dos Exércitos e poderoso nas batalhas (Sl 23, 8). Quanto ao Arcanjo Rafael, seu nome significa “Medicina de Deus”, como se compreende na missão que teve junto de Tobias: tocou-lhe os olhos como um médico e dissipou as trevas da cegueira (Tb 11,17). Por isso, aquele que foi enviado para curar, é chamado “Medicina de Deus”.

São Gregório Grande (c. 540-604), papa e doutor da Igreja Homilias sobre o Evangelho