quinta-feira, setembro 02, 2004

De Regresso...

Depois do intervalo, das férias e da desinspiração, estou de volta ao terceiro irmão. Este tempo sem "postar" foi sem dúvida um tempo para reflectir, para tomar decisões e para fazer uma pausa nas rotinas (inclusivé escrever no blog). Estive em observação interna. Estive também com o Sebastião e com a Carolina ( e disto falarei mais tarde).
É sobretudo para mim, mas também para eles que "posto" este comentário do Cardeal John Henry Newman, que acho que acerta na "mouche" .
Às vezes não é preciso grandes elaborações teológicas para compreender coisas simples...

"... Ao longo de toda a nossa vida, Cristo chama-nos. Seria bom que tivéssemos consciência disso, mas somos lentos para compreender esta grande verdade, que Cristo caminha de alguma forma no meio de nós e que, com a sua mão, os seus olhos, a sua voz, nos ordena que o sigamos. Ora nós sem seguer nos damos conta do seu apelo que se faz ouvir neste mesmo instante. Pensamos que ele teve lugar no tempo dos apóstolos; mas não acreditamos que é também para nós, não o esperamos. Não temos olhos para ver o Senhor e, nisso, somos muito diferentes do discípulo amado que distinguiu a voz de Cristo, mesmo quando os outros apóstolos não foram capazes de O reconhecer (Jo 21,7).Contudo, podes ter a certeza: Cristo olha para ti, sejas tu quem fores. Chama-te pelo teu nome. Vê-te e compreende-te, Ele que te criou. Tudo o que há em ti, Ele o sabe: todos os teus sentimentos e os pensamentos que te são próprios, as tuas inclinações, os teus gostos, a tua força e a tua fraqueza. Vê-te nos teus dias de alegria, tal como nos dias de sofrimento. Interessa-se por todas as tuas angústias e recordações, por todos os entusiasmos e desânimos do teu espírito. Envolve-te com os seus braços e ampara-te; levanta-te e faz-te descansar. Contempla o teu rosto, quer sorrias, quer chores, na saúde ou na doença. Olha para as tuas mãos e para os teus pés, ouve a tua voz, o batimento do teu coração, até mesmo o teu sopro. Tu não te amas mais do que Ele te ama."


Cardeal John Henry Newman (1801-1890), presbítero, fundador de comunidade religiosa, teólogo Sermões paroquiais simples