quarta-feira, abril 26, 2006

dias de Liberdade

No dia 25 de Abril recordou-se o dia em que da ditadura se passou à liberdade. Não tem sido um caminho fácil – o próprio contexto revolucionário de 74 proporcionou muitas colagens e aproveitamentos ideológicos - sabemo-lo, mas, de qualquer forma, tem valido a pena.

Por falar em mudanças e em transformações, e porque também é o dia em que celebramos o evangelista S. Marcos, dou comigo a meditar no poder verdadeiramente revolucionário que a presença de Deus pode realizar nas nossas vidas.
Leio as palavras do Cardeal Newman e deixo-me surpreender pela forma como ele evidencia e o poder que o Espírito tem na transformação da pessoa.
Uma verdadeira revolução, um caminho de Liberdade.

do Cardeal Newman:
“Assistimos em São Marcos a uma transformação verdadeiramente maravilhosa: tendo acompanhado Barnabé e Paulo durante a primeira viagem apostólica de ambos, diante do perigo, João Marcos abandona-os para regressar a Jerusalém (Act 13, 13). [.]
Depois disto, porém, foi colaborador de São Pedro (1P 5,13), tendo-se mostrado, não apenas um autêntico cristão, mas um servidor fiel e resoluto do Evangelho, sendo mesmo, segundo a tradição, o fundador da Igreja mais rigorosa, a Igreja de Alexandria. O instrumento desta mudança parece ter sido a influência de Pedro, que transformou em apóstolo o discípulo tímido e cobarde.
Através desta história, aprendemos uma lição: pela graça de Deus, o mais fraco pode receber a força. Portanto, não devemos confiar em nós mesmos; nunca devemos desprezar um irmão que dá provas de fraqueza, nem jamais desesperar quanto à sua fidelidade mas, pelo contrário, devemos ajudá-lo a seguir em frente. [.] A história de Moisés apresenta-nos o exemplo de um temperamento orgulhoso e violento, que o Espírito dominou, a ponto de fazer dele um homem de excepcional humildade (Nm 12, 3). A história de Marcos apresenta-nos um caso de mudança ainda mais rara: a passagem da timidez a uma segurança definitiva. Com efeito, se é difícil dominar paixões violentas, ainda é mais difícil superar a tendência para o temor e o desalento, essas pequenas cadeias que paralisam alguns. [.] Admiremos pois, em São Marcos, uma tão espantosa transformação: "pela fé, o fraco recebeu o dom da força" (Hb 11,34). Deste modo, Marcos dá testemunho dos dons mais maravilhosos do Espírito Santo, segundo a repartição dos últimos tempos: "Levantai as vossas mãos fatigadas e os vossos joelhos enfraquecidos" (Hb 12,12).

Cardeal John Henry Newman (1801-1890), sacerdote, fundador de comunidade religiosa, teólogo PPS vol. 2, n°16