terça-feira, maio 11, 2004

A respeito da paz que o mundo me oferece e da paz que procuro...


«Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde.
Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu.
Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer.
Já não falarei muito convosco, pois está a chegar o dominador deste mundo; ele nada pode contra mim, mas o mundo tem de saber que Eu amo o Pai e actuo como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui!»
Evangelho segundo S. João 14,27-31.

e já agora a interpretação desta passagem do Evangelho de S.João feita por S. Serafim de Sarov (1759-1833), monge russo,nas suas Homilias...

A paz em Jesus Cristo
Não há nada de melhor do que a paz em Jesus Cristo...Quando o homem alcança o estado de paz, faz radiar sobre os outros a luz de uma razão iluminada. Antes ele deve repetir estas palavras: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho”. (Mt 7,5)Esta paz, este tesouro inestimável, nosso Senhor Jesus Cristo deixou-a aos seus discípulos antes da sua morte.Devemos esforçarmo-nos por todos os meios por guardar a paz da alma e não sermos perturbados pelas ofensas que vêm do próximo. É preciso suportar as ofensas com indiferença e criar uma disposição de espírito, como se essas ofensas não nos dizessem respeito e se dirigissem a outras pessoas.Este exercício pode assegurar ao coração humano a tranquilidade a aí fazer uma morada de Deus. Se é impossível não se inquietar é preciso procurar pelo menos segurar a língua, segundo o salmista: “Na minha agitação eu não podia falar” (Sl 76,5).Para guardar a paz da alma, é necessário banir o desânimo, é necessário procurar ter um espírito alegre, e isento de tristeza. Quando o homem tem grande falta do que é necessário para o corpo, é-lhe difícil de dominar o desencorajamento; isso diz respeito evidentemente às almas fracas.Para conservar a paz interior, é preciso também evitar cuidadosamente censurarmos os outros. Conserva-se a paz não julgando o próximo, guardando silêncio. Neste estado, o espírito recebe as revelações divinas.O homem que está empenhado em seguir a via da atenção interior, deve antes de tudo ter o temor de Deus, que é o começo da sabedoria.No seu espírito devem estar sempre gravadas estas palavras proféticas: “Servi o Senhor com temor, exultai de alegria mas com tremor” (Sl 2,11).