terça-feira, novembro 29, 2005

Manual de instruções

Quando o quotidiano neste mundo quase me arrasta para um corre-corre sem sentido, nada melhor que um manual de instruções que me ensine a discernir o que é mesmo mais importante para fazer, ou melhor, para deixar que Ele faça.
Como é importante o Advento. A espera. A vigia...

Evangelho segundo S. Lucas 21,34-36.
«Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»
S. Hipólito de Roma (?- cerca 235), presbítero e mártir : A tradição apostólica
“Permanecei vigilantes e rezai em todo o tempo”Orai antes que o teu corpo repouse na cama. E depois, cerca do meio da noite, levanta-te, lava as mãos com água e reza. Se a tua mulher estiver presente, rezai os dois em conjunto. Se ela ainda não for crente, retira-te para um outro quarto para orares, depois volta para a tua cama. Não sejas preguiçoso para a oração... É preciso rezar a esta hora porque os anciãos, de quem temos esta tradição, nos ensinaram que a esta hora toda a criação repousa um momento para louvar o Senhor. As estrelas, as árvores e as águas param um instante, e toda a corte de anjos louvam a Deus a esta hora com as almas dos justos. É por isso que os crentes devem apressar-se a rezar a esta hora.Rendendo igualmente testemunho disto, o Senhor disse: «Á meia-noite ouviu-se um brado: ‘Aí vem o esposo, ide ao seu encontro!’»(Mt 25,6). E ele continua, dizendo: «Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora» (Mt 25, 13). Ao cantar do galo pela manhã, quando te levantas, reza também.