quarta-feira, maio 10, 2006

Intimidade e Liberdade

Quando li esta passagem do Evangelho de S. João, o que me impressionou mais foi a dimensão profunda da intimidade de Jesus com o Pai. De intimidade e de transparência. O Filho não oculta o Pai, antes O revela. mas essa intimidade não é exclusivista e fechada, à maneira da nossa noção de "intimidade", pelo contrário ela abre-se para o mundo, para partilharmos dela.
Para entrar nesta intimidade com o Pai e o Filho, foi-nos dada a Liberdade, de tal modo que, só por nossa livre vontade é que podemos aceder à vida eterna.
Ora isto é bem diferente da visão (distorcida) de um Deus opressor e dominador.
O seu domínio funda-se no Amor e na Liberdade.
Maravilhoso, não?


Do Evangelho segundo S. João 12,44-50.

Jesus levantou a voz e disse: «Quem crê em mim não é em mim que crê, mas sim naquele que me enviou; e quem me vê a mim vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em mim não fique nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as cumpre, não sou Eu que o julgo, pois não vim para condenar o mundo, mas sim para o salvar. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras tem quem o julgue: a palavra que Eu anunciei, essa é que o há-de julgar no último dia; porque Eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, é que me encarregou do que devo dizer e anunciar. E Eu bem sei que este seu mandato traz consigo a vida eterna; por isso, as coisas que Eu anuncio, anuncio-as tal como o Pai as disse a mim.»